5 Truques Para Manter Seu Carro Sempre Funcionando

5 Truques Para Manter Seu Carro Sempre Funcionando

Para te ajudar a dar mais vida útil ao seu veículo, criamos esta lista de cinco truques para manter o seu carro sempre funcionando bem.

5 Truques Para Manter Seu Carro Sempre Funcionando 2

5 Truques Para Manter Seu Carro Sempre Funcionando 3

Os carros, assim como outros veículos automotores, são máquinas incrivelmente complexas. Feitos com centenas de peças mecânicas que se movem para várias direções e metros de cabos elétricos, eles necessitam de cuidados para continuar funcionando corretamente.

Porém, mesmo sendo assim tão complexos, você não precisa ser um profissional para manter o seu carro na melhor forma. Para te ajudar a dar mais vida útil ao seu veículo, criamos esta lista de cinco truques para manter o seu carro sempre funcionando bem.

Como está o nível do óleo do motor?

O óleo lubrificante do motor é um item indispensável. O seu uso correto garante que o movimento das peças mecânicas internas ocorra sem atrito e, ajuda a resfriar o próprio motor.

Com o carro desligado e em um local plano, abra o capô do veículo e puxe para cima a vareta localizada no motor. Você verá que na ponta da haste há um líquido viscoso, este é o lubrificante. Também na vareta, existem marcas que mostra o nível do óleo. Caso veja que o óleo está marcando abaixo do nível na vareta, complete com a quantidade que é estabelecida no manual do fabricante.

Água do para-brisa

É importante manter o reservatório de água do para-brisa sempre cheio, por dois fatores. Primeiro, você deve utilizá-lo para lavar o vidro da frente, caso esteja dirigindo e algum inseto ou fezes de pássaros atinja o para-brisa e assim, não atrapalhar sua visão. O segundo fator é que, como o motor gera muito calor e a temperatura dentro do capô fica alta, o plástico do reservatório pode ressecar e enfraquecer, podendo quebrar e vazar a água. Por isso, mantenha sempre cheio para que a água compense a temperatura, e assim evitar o ressecamento do plástico.

VEJA TAMBÉM:  Qual é a Diferença Entre Carro Elétrico e Híbrido? Descubra

Pressão do ar nos pneus

Em carros mais novos e modernos você consegue acompanhar a pressão dos pneus no painel do carro e saber a hora certa de dar a recalibrada. Mas em carros mais antigos você precisa acompanhar periodicamente a calibragem. Normalmente você pode passar no posto e encher os pneus a cada duas ou três semanas, porém esse tempo tende a diminuir conforme os pneus vão ficando mais gastos.

Nós fizemos uma matéria sobre os perigos de se rodar com os pneus do carro murchos. Você pode ler clicando aqui.

Água do radiador

O líquido de arrefecimento, assim como o óleo do motor, é um item importantíssimo para a saúde do seu carro. Ele é responsável por manter a temperatura do motor sob controle e evitar o superaquecimento, que pode danificar algumas peças e até fundir totalmente o motor.

Aviso: JAMAIS ABRA O RESERVATÓRIO DO RADIADOR COM O CARRO QUENTE! Isso porque o líquido passa pela parte mecânica do carro e trabalha em temperaturas muito altas. O perigo de você se queimar é muito grande. Então, com o motor desligado por algumas horas, abra o tanque do líquido e verifique se o nível está baixo. Caso esteja, NÃO COMPLETE COM ÁGUA DA TORNEIRA, pois o mais indicado é você utilizar o líquido de arrefecimento indicado pelo fabricante do carro.

VEJA TAMBÉM:  Os Preços dos Carros Antigos Quando Eram Novos

Verifique o fluido de freio

Também próximo ao motor, você vai encontrar o reservatório do fluido de freio. Sua principal tarefa é ser bombeado para o sistema de freio do seu carro quando você pisa no pedal e, se o reservatório estiver completado, seu freio funcionará normalmente.

Verifique semanalmente se o nível do fluido está certo ou se está baixando. Caso perceba que a marca está descendo leve seu veículo ao mecânico para reparo, pois provavelmente há algum tipo de vazamento.

Como você pode ver, não precisa ser nenhum especialista para manter o seu veículo saudável e rodando bem por aí, mas para qualquer caso extremo, leve seu carro a um mecânico.

Seguindo essas dicas, você evita ter surpresas negativas e pode continuar a viagem tranquilamente.

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

4 min
Autor