Qual é a Diferença Entre Carro Elétrico e Híbrido? Descubra

Qual é a Diferença Entre Carro Elétrico e Híbrido? Descubra

Veículo híbrido pode ser recarregado na tomada? Muitos têm dúvidas sobre a diferença entre carro elétrico e híbrido. Descubra as diferenças!

Qual é a Diferença Entre Carro Elétrico e Híbrido? Descubra 2
Diferença entre carro elétrico e híbrido
Foto: Andreas/Pixabay

Veículos elétricos ainda são novidade no Brasil. Devido a isso, muitos hoje em dia ainda têm dúvidas sobre a diferença entre carro elétrico e híbrido. Com o crescente volume de vendas desses modelos, não vai demorar muito até que os veículos elétricos estejam cada vez mais presentes nas ruas.

Diante de tanta novidade surgindo, um dos desafios é justamente saber diferenciar carros elétricos de híbridos. Você sabe qual é a diferença?

Qual é a diferença entre carro elétrico e híbrido?

Na realidade, atualmente existem três modelos de veículos elétricos no mundo. Veículos totalmente elétricos são conhecidos pela sigla BEV, ou “Battery Electric Vehicle”, que traduzindo significa “Veículo Elétrico a Bateria”. Veículos híbridos são conhecidos como “Full Hybrid”, ou “Totalmente Híbridos”, mas existem também veículos híbridos conhecidos pela sigla PHEV, ou “Plug-in Hybrid Electric Vehicle”, que traduzindo significa “Veículo Elétrico Híbrido Recarregável”.

Basicamente, veículos totalmente elétricos (BEV) têm apenas motores elétricos e funcionam exclusivamente com eletricidade. Veículos BEV têm um sistema de armazenamento eletroquímico (bateria) como o único sistema de armazenamento de energia. Motores elétricos (alguns modelos possuem apenas um único motor) se encarregam de gerar energia mecânica, energia essa que é recuperada durante as frenagens. Quando estacionado, sua bateria pode ser recarregada a partir da rede elétrica, geralmente em estações de recarga preparadas para isso.

VEJA TAMBÉM:  Quais São as Diferenças Entre os Tipos de Caminhões?

Veículos híbridos (Full Hybrid), possuem um motor a combustão convencional (com tanque de combustível) e um sistema de armazenamento de bateria que não pode ser recarregado através da rede. O motor a combustão e o motor elétrico fornecem energia mecânica, e parte da energia gerada pela frenagem é devolvida em forma de energia à bateria.

Veículos elétricos híbridos recarregáveis (PHEV), têm um motor elétrico e um motor a gasolina. Veículos PHEV podem ser recarregados na rede elétrica, mas funcionam também com combustíveis tradicionais e também possuem um sistema que recarrega a energia da bateria durante frenagens.

Toyota Prius Hybrid
Prius é um modelos híbrido fabricado pela Toyota – Imagem: Reprodução / Quatro Portas

Não é tão fácil descobrir a diferença entre carro elétrico e híbrido sem saber o que há debaixo do capô. Geralmente veículos híbridos vêm com a marcação “hybrid” nas laterais ou na traseira, assim como no modelo Prius fabricado pela Toyota (imagem acima).

VEJA TAMBÉM:  Melhores Apps Para Facilitar Sua Vida no Trânsito

Vantagens e desvantagens

Em uma escala global, carros elétricos tem sido os preferidos entre os consumidores. O motivo geralmente se baseia na economia em que esses veículos proporcionam. Se esse também for o seu caso, trate de considerar que você também terá que gastar para carregar um carro elétrico na rede elétrica.

Não há dúvidas que veículos elétricos são vantajosos também por outros motivos. Além de mais silenciosos, são perfeitos para as grandes cidades, pois são construídos de tal forma que aproveitam todas as situações possíveis para recarregar suas baterias. Isso acontece quando o motorista freia, por exemplo, e o tráfego urbano oferece muitas oportunidades para motoristas desacelerarem.

Um dos problemas dos veículos elétricos por enquanto tem sido o número limitado das estações de recarga presentes em nosso país, mas esse número tende a aumentar nos próximos anos. À medida em que essas estações de recarga passem a se espalhar por nosso país, os proprietários de carros elétricos terão uma liberdade cada vez maior para se locomover entre cidades, permitindo que viajemos pelo Brasil inteiro sem nos preocupar.

Simon Ferreira

Por Simon Ferreira

4 min
Autor