Encerar, Polir e Cristalizar: O Que é Melhor?

Encerar, Polir e Cristalizar: O Que é Melhor?

Encerar, Polir e Cristalizar: O Que é Melhor? 2
Encerar, Polir e Cristalizar: O Que é Melhor? 3

Todo motorista prefere que seu carro esteja bonito e sem manchas na lataria, porém muitos desconhecem o melhor serviço para proteger a pintura. Encerar, polir e cristalizar são processos comuns para quem quer cuidar do seu veículo, mas você sabe qual a diferença entre eles e qual é o ideal para o seu carro?

Usados para proteger a pintura, dar brilho na cor e retirar pequenas manchas e riscos, esses serviços não são indicados para todas as condições do carro. Há dois pontos em que o motorista deve se atentar: como está a pintura do veículo e qual a durabilidade da proteção. Ele deve estar ciente de como será feito, dos riscos do serviço e se haverá manchas que não sairão, pois em casos mais extremos, só uma repintura do veículo poderá resolver.

Enceramento

Sendo o processo mais simples e barato de ser feito, ele é indicado para todos os veículos, principalmente se for novo, seminovo ou repintado. O material e o produto definirão a qualidade do serviço, pois existe ceras de vários tipos e preços. Então, pesquise e converse com o profissional sobre a necessidade e o tipo que terá um melhor resultado na lataria do teu carro.

VEJA TAMBÉM:  Dicas para a Sua Primeira Viagem Como Motorista

Polimento

Recomendado para aqueles veículos com a pintura mais castigada, manchada, queimada de sol e com riscos. No polimento, é utilizado massas abrasivas e politrizes com mais de 2.000 rotações por minuto, que retiram um pouco do verniz da pintura e assim, as manchas e riscos também. Por isso, atenção: este procedimento deve ser realizado por um profissional experiente, pois caso a politriz fique por mais tempo que o necessário em alguma parte, o risco de remover totalmente o verniz e até a tinta é grande.

Para os carros de cores mais escuras, como azul marinho e preto, a atenção deve ser especial neste procedimento, pois as imperfeições ficam nítidas. O polimento deve ser feito apenas em veículos com as condições descritas anteriormente, e no máximo 3 vezes durante a toda vida útil do carro.

VEJA TAMBÉM:  Como destrancar a porta do carro?

Cristalização

É também conhecida popularmente como espelhamento. Este processo é a aplicação de resina protetora sobre a pintura do carro, que assim como a cera, não reagem e nem agridem o verniz ou a tinta.

Feita para garantir a durabilidade da pintura, ela evita que certas agressões como riscos e fezes de pássaros, não atinjam o verniz. Recomendada para os veículos com alguns anos de uso, a cristalização é feita com um processo de polimento para retirar manchas e riscos da pintura, depois é aplicado um desengordurante para auxiliar na limpeza e por fim, a resina protetora.

É importante o motorista não escolher o profissional deste serviço apenas pelo preço. Veja o resultado em outros carros semelhantes ao teu, como a cor e modelo para ter uma ideia se o resultado será bom e irá lhe agradar.

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor