Extensores de Caçamba Para Pick-Ups é Permitido?

Extensores de Caçamba Para Pick-Ups é Permitido?

Extensores de Caçamba Para Pick-Ups é Permitido? 2

Extensores de Caçamba Para Pick-Ups é Permitido? 3

Muito usadas para trabalho ou até viagens, as pick-ups e caminhonetes possuem um bom espaço para você transportar malas, móveis, produtos e até motocicletas. Mas e quando a caçamba não é grande o suficiente? Pode se usar os extensores?

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o uso desses acessórios é sim permitido, porém, há algumas regras para o motorista seguir. Fabricantes como Fiat e Renault já comercializam os extensores para seus modelos de veículos, mas no Brasil há muitas outras marcas desses acessórios.

Uma das regras a ser seguida é sobre a dimensão permitida. Segundo o Denatran, a distância entre a roda traseira e o final da tampa da caçamba aberta não deve ser maior que o valor de 60% da distância entre eixos. Por exemplo, a distância entre eixos da Fiat Strada é de 2,71m, portanto, a caçamba estendida desde a roda traseira deve ser de 1,62m. Quanto à largura, o motorista não pode transportar algo que seja mais largo do que o veículo.

Já a altura, o objeto pode ter até 0,5m acima do teto do veículo, tanto em caçambas quanto em bagageiros instalados no teto. O transporte de bicicletas é liberado nesse caso.
Rodar com a caçamba aberta também é permitido no caso de transporte de cargas indivisíveis, por exemplo uma motocicleta. Nesses casos são instalados os extensores de caçamba. Malas e caixas de produtos não são permitidos.

O acessório deve ter um local para instalar a identificação do veículo, a placa do veículo. Também deve possuir iluminação e refletores na cor vermelha, para assim poder circular à noite.

Fonte: Revista Auto Esporte

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo Mais post de Eduardo... */ ?>

2 min
Autor