A Importância da Suspensão Para o Seu Veículo

A Importância da Suspensão Para o Seu Veículo

A Importância da Suspensão Para o Seu Veículo 2

A Importância da Suspensão Para o Seu Veículo 3

Diferente do pensamento popular, a performance do carro não depende somente da potência do motor e do torque que o sistema de marchas oferece.

A suspensão do veículo tem um papel fundamental na direção do veículo, pois sua função é absorver impactos e vibrações do contato dos pneus com o chão, e ainda garantir a melhor estabilidade durante as freadas e curvas.
Assim como todo sistema mecânico, a suspensão precisa funcionar perfeitamente. Faça as manutenções preventivas seguindo a orientação do fabricante, e sempre que perceber algum ruído estranho leve a um mecânico de confiança. A dica também vale quando o motorista sentir alguma alteração na direção, como o volante “puxar” para um lado. Nesse caso, procure fazer um alinhamento.

VEJA TAMBÉM:  Como destrancar a porta do carro?

Estes são os principais itens relacionados à suspensão do carro e o que cada um faz:

Barra estabilizadora

Ela é responsável pela ligação das barras de suspensão e assim, oferecer estabilidade em alta velocidade e em curvas. Caso haja algum problema, ela pode apresentar ruídos e o motorista irá sentir falta de estabilidade.

Mola

Sua função é absorver os impactos causados pelo contato da roda com o solo, por isso é importante que sua manutenção esteja em dia. Caso a peça esteja muito desgastada, ela pode provocar ruídos na suspensão e comprometer a segurança do motorista e dos passageiros no veículo.

Amortecedor

Trabalhando junto à mola, o amortecedor absorve e minimiza o impacto com o chão irregular, evitando algum dano colateral em alguma peça do carro. Ruídos podem indicar falhas no amortecedor, além de fazer com que os pneus desgastem mais rapidamente.

VEJA TAMBÉM:  Extensores de Caçamba Para Pick-Ups é Permitido?

Fonte: Extra

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

2 min
Autor