O Que Eu Posso Alterar no Meu Carro?

O Que Eu Posso Alterar no Meu Carro?

O Que Eu Posso Alterar no Meu Carro? 2

O Que Eu Posso Alterar no Meu Carro? 3

Mexer no carro para alterar alguma característica ou melhorando a potência do motor é o desejo de alguns motoristas, principalmente os jovens que querem deixar seu veículo com mais personalidade. Mas o que muitos não sabem é que há limitações de alteração que podem ser feitas em um automóvel, e que devem estar dentro do permitido.

Nesta matéria, falaremos sobre as alterações mais comuns e o que pode e não pode ser feito em um carro.

Primeiro passo:

Para não correr o risco de ter o carro apreendido e pagar algumas multas, antes é preciso se informar se é permitido a modificação que você quer fazer. Vá ao Detran para realizar a solicitação de autorização de alteração, apresentar o veículo e todos os documentos, e realizar o pagamento de uma taxa que varia de cidade para cidade.

Após o preenchimento de toda a parte burocrática, basta você procurar uma oficina de confiança e realizar as alterações. Depois de feita, procure uma oficina de inspeção credenciada pelo INMETRO, para a aprovação.
Por último, deve-se retornar ao Detran para resgatar o CSV (Certificado de Segurança Veicular), que será um registro nas observações do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos).

Alterações:

Faróis Xênon

A legislação brasileira proíbe a instalação do farol de Xênon, rendendo uma multa que chega a R$ 127,69 e 5 pontos na carteira segundo a resolução Nº 384/2011 do CONATRAN.

VEJA TAMBÉM:  Câmbio Manual ou Automático: Qual Consome Mais Combustível?

Suspensão

Para fazer estas alterações, o dono do carro precisa se atentar à altura mínima permitida em relação ao solo. Não é permitido rebaixar o carro retirando as molas e a suspensão, apenas o uso de modelos de amortecedores fixos, e o veículo precisa estar no mínimo 10 cm distante do solo. Essas alterações precisam ser aprovadas pelo INMETRO.

Motor

É permitido a alteração da potência do motor em até 10% do seu valor original. É proibido alterar para mais do que o valor especificado por um simples motivo: a estrutura mecânica do carro não foi desenvolvida para suportar uma potência maior.

Som

Segundo a resolução Nº 624/2016 do CONTRAN, não há estabelecido um limite de decibéis que o som poderá chegar. Porém, se um agente de trânsito averiguar que o som reproduzido no interior do carro for audível pelo lado externo e que chega a perturbar o sossego público, ele poderá te multar. Será classificado como infração grave, com 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,13.

VEJA TAMBÉM:  8 Carros Que Vão Sair de Linha em 2020

Vidros e Películas

O uso de películas “fumê” nos vidros dos carros é comum, e também possui regras regulamentadas pelo CONATRAN, segundo a resolução Nº 254/2007. São elas:

  • Para-brisa com no máximo 75% de escurecimento;
  • Vidros laterais dianteiros com no máximo 70%;
  • Vidros laterais traseiros com no máximo 50%;
  • Vidro traseiro com no máximo 28%.
Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor