Quando Fazer Alinhamento, Balanceamento e Cambagem?

Quando Fazer Alinhamento, Balanceamento e Cambagem?

Quando Fazer Alinhamento, Balanceamento e Cambagem? 2
Quando Fazer Alinhamento, Balanceamento e Cambagem? 3

O uso diário do veículo trás consigo o desgaste natural das peças mecânicas. Pneus, braços de direção e amortecedores tendem a precisar de manutenção periodicamente. O alinhamento, balanceamento e cambagem são os processos mais comuns de manutenção para esses problemas, mas quando devemos realizar esses procedimentos? E se eu demorar para ir no mecânico? Neste texto, responderemos para você essas e outras questões.

Primeiramente, precisamos saber que o alinhamento e balanceamento não precisam ser feitos juntos. Geralmente, ambos os trabalhos são feitos juntos, mas apenas a verificação de um serviço na execução de outro já é o suficiente. O balanceamento vai tratar de corrigir o desgaste do pneu e caso seja verificado que o carro já está alinhado, só o balanceamento deve ser realizado.

E o que é Balanceamento?

É uma compensação de peso – geralmente de chumbo – colocados na banda da roda, e faz com que o pneu nivele sua variação da borracha que entra em contato com o solo, evitando assim uma trepidação forte na suspensão e direção.
Esse serviço deve ser feito toda vez que é trocado os pneus ou se você fez o rodízio. Caso esteja sentindo o volante tremer quando passa de 30 Km/h, é bom levar seu carro para fazer o balanceamento.

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O que é o Alinhamento?

Como o próprio nome diz, é o trabalho de alinhar o volante em relação à direção do carro e a comunicação com as rodas da frente, permitindo que o volante fique totalmente centralizado.
Se o carro está puxando para um dos lados, se houve uma colisão ou se caiu em algum buraco, leve seu carro o quanto antes para ser feito o alinhamento. No gosto popular, esse serviço é realizado a cada 6 meses ou 10.000 Km rodados, o que pode ser feito sem problemas. Porém, o carro deve estar com os pneus calibrados corretamente no alinhamento.

Cambagem?

Cambagem é a inclinação das rodas que é medida no eixo vertical. Ou seja, vendo o carro de frente, a parte da roda que toca o chão pode estar inclinada para dentro – chamada de negativa – ou estar inclinada para fora – chamada de positiva. Este parâmetro, chamado de câmber, está ligado diretamente à estabilidade do carro nas curvas.Os ângulos podem variar conforme o desgaste natural das peças como balança, buchas ou ponteiras do eixo. Em geral, é uma regulagem possível de ser feita no alinhamento, mas em alguns casos pode sinalizar problemas como bandeja amassada, amortecedor e outros componentes da suspensão comprometidos. Nesses casos, nunca tente desempenar ou concertar a peça atingida, isso poderá fragiliza-la mais e comprometer a segurança. O melhor a se fazer é substituir o que está comprometido.

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Vá em uma oficina especializada nesses serviços e que seja de sua confiança. Evite adiar a manutenção periódica, pois assim você manterá a saúde do seu carro em dia.

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

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