O ar condicionado dual zone, também conhecido como ar condicionado de duas zonas, é um sistema que oferece ajustes de temperatura independentes para o motorista e o passageiro. Antigamente encontrávamos este sistema apenas em modelos de carro premium, mas agora eles começam a ser oferecidos em carros na faixa dos R$ 90 mil também. Um dos veículos que oferece este sistema é o Corolla Altis, da Toyota.
A comodidade do AC de duas zonas é sem igual, afinal, nem sempre a temperatura do veículo agrada a todos. No entanto, a grande dúvida que muitos têm antes de decidir comprar um veículo com este sistema, principalmente para aqueles que buscam um carro econômico, mesmo optando pelos mais caros, é: veículos com ar condicionado dual zone consomem mais combustível?
A mecânica do ar condicionado dual zone varia de acordo com o modelo e a montadora do veículo. Os dual zones em veículos mais sofisticados possuem dois sistemas de ar condicionado completos, com dois compressores.
Nos veículos mais simples, há apenas um sistema que se divide, contendo uma caixa de ventilação bipartida e um evaporador.
Nestes modelos, assim que a temperatura é escolhida, um sensor localizado no painel do veículo afere ao sistema de refrigeração a temperatura interna do carro. Então, o compressor diminui a temperatura com o ar frio, vindo do evaporador. Em seguida, um atuador controla, através da abertura de portinholas, a quantidade de ar quente vindo do radiador que é adicionado para ajustar a temperatura.
O ar quente, ou frio, é levado por meio de tubulações individuais até as saídas de ar do passageiro e do motorista.
Parece até difícil de acreditar, mas o sistema dual zone não representa aumento significativo no consumo em relação ao sistema convencional. Isto acontece quando o sistema possui compressores com deslocamento variável. Esse tipo de compressor reduz o consumo, pois ao invés de ficar ligando e desligando, ele só controla a vazão de fluido refrigerante (gás).
Estes sistemas que possuem compressores com deslocamento variável são mais sofisticados, com dois conjuntos. A economia, no entanto, só aparece quando se desliga um dos sistemas, permitindo que ele trabalhe de forma otimizada, fornecendo calor para apenas um lado.
Para que o sistema consuma menos potência do carro, a dica é fechar as grelhas do lado do ocupante, assim a vazão de ar diminui e o compressor desligará mais rápido.
Sistemas de ar condicionado dual zone até então não são de origem nacional. Muitos de seus componentes são importados e, portanto, quando é necessário um reparo, a manutenção do sistema pode sim ficar mais cara.
Vale lembrar também que este tipo de sistema não foi preparado para funcionar no Brasil, onde geralmente utiliza-se mais o sistema de refrigeração do que o de aquecimento. Nestes casos, a movimentação do atuador é mínima, e portanto, há probabilidade de que problemas apareçam com o tempo caso não sejam feitas manutenções preventivas.
A comodidade de um veículo com sistema de ar condicionado dual zone é enorme, mas será mais vantajoso optar por este sistema se o carro for utilizado em regiões com temperaturas mais amenas, ou frias na maior parte do ano, como no sul e sudeste.
A diferença no consumo é irrisória quando consideramos o “valor do veículo”. Na realidade, a maneira de dirigir do motorista vai influenciar muito mais no consumo de um veículo do que o modelo de ar condicionado que ele escolher, se convencional ou de duas zonas.
Analista de Marketing Digital, Diretor de Arte e Diretor de Conteúdo na Braim Marketing.