Você sai com pressa do seu carro, bate a porta e percebe que a chave ficou lá dentro. Vai tentar abrir a porta e… ah, está trancada. O que fazer quando isso acontece?
É bem comum o motorista se trancar para fora do carro, seja por pressa, falta de atenção ou até brincadeira dos amigos. Se algo assim acontecer, saiba que não é preciso entrar em pânico. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como destrancar a porta do carro sem danificar o veículo.
Sempre é bom estar prevenido para esses imprevistos. Deixe em casa uma chave reserva guardada. Desta forma, se um dia precisar é só buscar em casa (se estiver perto, claro) ou ligar pra algum familiar para te socorrer trazendo a chave reserva.
Esta dica é meio óbvia, pois ninguém melhor que um profissional para resolver esse problema. Alguns chaveiros são especializados em trancas de carros, então é bom você ter o contato de alguém que faça esse serviço. Se a sua seguradora cobre esse serviço, também basta uma ligação para que eles resolvam.
Agora, se você não tem seguro ou não quer pagar por um chaveiro, você mesmo pode destravar o carro quando as chaves estiverem dentro dele.
O cadarço do seu tênis também serve. Se o carro tem a fechadura tradicional, o famoso pino, use esta corda para amarrar e puxar a trava:
Em alguns modelos mais novos, os veículos possuem as travas em formato de botões nos braços de apoio, ou na lateral das portas. Nestes casos, utilize um arame meio duro para pressionar os botões:
Os dois últimos métodos são difíceis de se fazer, portanto tenha paciência, pois pode levar um pouco de tempo até que você consiga abrir o carro. Então, se escolheu fazer isto por conta própria, procure seguir o passo a passo e não desista.
Analista de marketing e produtor de conteúdo.