Horário de Verão: Descubra Como Evitar Acidentes Causados Pelo Cansaço

Horário de Verão: Descubra Como Evitar Acidentes Causados Pelo Cansaço

Horário de Verão: Descubra Como Evitar Acidentes Causados Pelo Cansaço 2

Horário de Verão: Descubra Como Evitar Acidentes Causados Pelo Cansaço 3

O horário de verão está presente na vida dos brasileiros, e adiantar o relógio em 1 hora já é algo comum em todos os anos. Porém, essa mudança afeta consideravelmente nosso corpo e nossa capacidade de realizar ações cotidianas, como dirigir.

Todo o corpo necessita passar por um tempo de adaptação ao novo horário. Geralmente, essa adaptação dura uma semana, mas durante esse período naturalmente nos sentimos mais cansados e sonolentos, o que faz consequentemente com que percamos a hora e assim dirigirmos mais depressa, favorecendo o risco de acidentes.

Mas o que podemos fazer para evitar acidentes causados pelo cansaço durante esse período?

Uma dica para quem dirige de manhã evitar a fadiga é acordar 30 minutos mais cedo. Sim, você deve colocar deu despertador para tocar meia hora mais cedo do que está acostumado. Isso porquê seu organismo vai se adaptar mais naturalmente ao novo horário, desta forma a sensação de cansaço será menor.

VEJA TAMBÉM:  Como Cuidar de um Motor Turbo?

Uma outra recomendação é evitar estradas nos primeiros dias, ou tente dirigir com algum acompanhante durante os trajetos longos, como viagens. Músicas podem ajudar o motorista a manter-se focado e acordado. E se for dirigir por muito tempo, faça paradas eventuais a cada uma ou duas horas, tanto para esticar um pouco as pernas quanto para tomar um cafezinho de beira de estrada.

Fonte: Revista Auto Esporte

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

2 min
Autor