PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS: Por Que é Tão Caro?

PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS: Por Que é Tão Caro?

PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS: Por Que é Tão Caro? 2

PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS: Por Que é Tão Caro? 3

Todos já se perguntaram alguma vez, do porquê o preço da gasolina e diesel ser tão caro aqui no Brasil. Mas saiba você que quase metade do valor que o consumidor paga são impostos federais e estaduais, além a adição do etanol na gasolina.

Segundo a própria Petrobras, o preço médio do litro de gasolina nas refinarias está custando R$ 1,5676, enquanto o diesel está R$ 1,7539. (Ambos os preços correspondentes ao dia 08/03/2018),

Mas por que então a gasolina nos postos está mais cara do que nas refinarias?
Porque a composição do preço final tem 45% de impostos estaduais (ICMS) e federais (PIS/PASEP, Cofins e CIDE). Além desta porcentagem, é somado mais 13% do custo da adição de etanol anidro.
Os outros 48% são referentes ao preço por litro cobrado nas refinarias (em média 27% do preço final) e também da distribuição e revenda, que são os valores de custos de transporte e receita dos pontos de venda (em média 15% do preço final).
Portanto, o valor final do produto é a soma de todos estes fatores e principalmente dos impostos sobre a cadeia produtiva que inevitavelmente, são repassados para o consumidor na compra do combustível.

VEJA TAMBÉM:  Ar condicionado Dual Zone Afeta o Consumo de Combustível do Veículo?

Fontes:
Gazeta do Povo: https://goo.gl/9UKFz6
Preços de vendas da Petrobras: https://goo.gl/AJBacZ
Composição de preços ao consumidor: https://goo.gl/4AcdMT

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

2 min
Autor