Quanto custava o VW Fusca no ano do seu lançamento no Brasil? E se ele fosse lançado hoje, quanto custaria? Depois de falarmos sobre os carros mais econômicos do Brasil, falaremos sobre os preços dos carros antigos quando eles eram 0 KM.
Começando pelo queridinho do país, o nosso pequeno besouro que está rodando em terras brasileiras desde meados de 1960. Naquela época, a moeda do Brasil era o Cruzeiro (Cr$), e um Volkswagen Fusca 1200 0 KM custava Cr$ 540.000,00, o que convertendo para hoje seria cerca de R$ 111.000,00
Já em 1970, com o Cruzeiro Novo (NCz$) como moeda, o Fusca 1300 custava NCz$ 12.079,00. Em Real, daria uns R$ 80.000,00.
Esse mesmo modelo, na década seguinte, seu preço era de Cr$ 110.450,00, o que hoje seria o preço de um carro comum, cerca de R$ 43.500,00.
A Kombi é outra que fez sucesso no Brasil, e desde os anos 1960 ela roda por aqui. Quando foi lançada, sua versão básica tinha o preço de Cr$ 498.000,00 e sua versão de luxo, custava Cr$ 598.000,00, o que convertendo hoje, seriam cerca de R$ 102.500,00 e R$ 123.000,00, respectivamente.
O Toyota Bandeirantes chegou em 1960 custando Cr$ 600.000,00, o que convertendo para Real daria uns R$ 123.500,00.
O pequeno monstro da Jeep, o Willys, custava Cr$ 525.000,00 em 1960. Hoje, ele valeria R$ 108.000,00.
O Willys Rural tinha duas versões: a 4X2 e a 4X4. Esta primeira custava CR$ 645.000,00, quase R$ 133.00,00 hoje em dia. O segundo modelo era um pouco mais caro, Cr$ 695.000,00, R$ 143.000,00 convertendo para Real.
A Ford manteve seus três modelos do Corcel nas décadas de 1970 e 1980. O primeiro Corcel custava em 1970, NCz$ 15.262,00. Hoje, ele custaria R$ 101.000,00. Já o modelo esportivo no mesmo ano, o Corcel GT, NCz$ 20.344,00. R$ 134.700,00 nos dias de hoje.
A segunda geração, o Corcel 2 custava Cr$ 164.350,00 em 1980. Hoje, ele custaria quase R$ 65.000,00.
Outro carro da Ford a aparecer na nossa lista é o Galaxie. Com duas versões, a básica e a de luxo, esse modelo saia de fábrica custando NCz$ 27.867,00 e NCz$ 45.568,00. Em Real, os preços seriam incríveis R$ 184.500,00 e R$ 302.000,00.
O Dodge Dart nos anos 1970, custava NCz$ 26.569,00, mas hoje seu preço seria quase R$ 176.000,00.
O Karmann Guia, também na década de 1970, custava NCz$ 17.091,00. Em Real, seu preço seria R$ 113.000,00.
A Chevrolet chegou com duas versões do Opala na década de 1970. O Opala 2500, versão mais básica, custava NCz$ 17.699,00 , o que hoje dá uns R$ 117.000,00. Já a versão de luxo, o modelo 4100 tinha o preço de NCz$ 22.940,00, uns R$ 152.000,00 hoje em dia.
O esportivo Brasileiro Puma GT de 1970, custava NCz$ 22.310,00, o que hoje daria cerca de R$ 148.000,00 convertendo em Real.
Seu modelo irmão, o Puma GTB S2 de 1980 era bem mais caro. Um novo custava Cr$ 600.981,00, o que hoje seria quase R$ 237.000,00.
Em 1980 a Chevrolet nos presenteou com o Chevette. De fábrica, ele saia por Cr$ 147.381,00, R$ 58.000,00 nos dias de hoje.
O (literalmente) pequeno Fiat 147 de 1980 custava Cr$ 143.820,00, o que hoje seria cerca de R$ 56.700,00
Ford Maverick, o Rei das Pistas do Brasil, custava Cr$ 162.457,00 na versão SL dos anos 1980. Hoje, ele seria no preço de um sedã médio comum, custando R$ 64.000,00.
E por último, mais um queridinho dos brasileiros. O preço do Volkswagen Passat era de Cr$ 211.877,00 quando novo. Hoje, ele custaria cerca de R$ 83.500,00.
Esses são os preços dos carros antigos quando eram novos. Os valores originais e convertidos foram retirados do site Educação Automotiva.
Analista de marketing e produtor de conteúdo.