Quais São os Riscos de Andar Com o Pneu Murcho?

Quais São os Riscos de Andar Com o Pneu Murcho?

Veja nesta matéria, o que pode acontecer com o seu carro, se você dirigir com pneu murcho.

Quais São os Riscos de Andar Com o Pneu Murcho? 2
Quais São os Riscos de Andar Com o Pneu Murcho? 3

O que pode acontecer com o carro quando se dirige com o pneu murcho ou sem a calibragem correta.

Para o carro funcionar bem, é preciso manter a sua mecânica em dia e suas peças bem reguladas. Porém, muitos motoristas se esquecem ou nem mesmo se preocupam com algumas partes importantes do veículo, como é o caso dos pneus.

Rodar com o pneu murcho, além de ser muito perigoso para a segurança do motorista e dos passageiros, prejudica severamente e encurta a vida útil do pneu e até mesmo, faz com que o motor consuma mais combustível.

O peso do veículo somado a falta de ar no interior dos pneus faz com que as laterais se expandam, danificando a estrutura de borracha. Se o carro estiver em alta velocidade, o pneu pode sobreaquecer e literalmente explodir.

Nesta matéria, falaremos sobre os perigos reais de rodarmos com os pneus murchos ou fora da calibragem correta.

Baixa pressão dos pneus prejudica o consumo de combustível

Carros nesta condição consome mais combustível pelo simples motivo de o motor precisar de mais potência para mover o veículo. Isto porque, pneus descalibrados exercem uma grande resistência ao rolamento. Você pode perceber isto ao andar de bicicleta: quando os pneus estão cheios, é mais fácil pedalar, mas se os pneus estão com pouca pressão, você precisa de mais força nas pernas. Com o seu carro não é diferente.

VEJA TAMBÉM:  Vídeo Institucional: Porquê Vale A Pena Abastecer Com A Gente

Pneus murchos prejudicam a direção

A baixa pressão afeta também a direção do carro, principalmente nas curvas e nas frenagens, onde as laterais dos pneus se flexionam e expandem além do que é seguro. Com isto, as distâncias de frenagem aumentam e as entradas das curvas se tornam mais lentas e desalinhadas, causadas pela falta de aderência e contato com o solo. Esta condição pode ser especialmente prejudicial durante uma situação de emergência, quando você está tentando evitar um acidente e precisa de uma ação rápida.

Troca prematura dos pneus

Andar com o pneu murcho também reduz sua vida útil. Como a falta de pressão distorce a aderência com o solo, a borracha se desgasta muito mais rapidamente. Além disso, pode causar alterações na estrutura externa e deformidades, como calombos e vãos. Este dano encurtará a vida útil do pneu e levará à substituição prematura da peça.

VEJA TAMBÉM:  Série Economia de Combustível: DICA 2 - Quando Trocar a Marcha?

Cuidados com pneu

Todo motorista precisa saber qual a pressão correta que o seu veículo precisa. Para isto, basta consultar o manual do proprietário e ver os níveis recomendados pelo fabricante para cada tipo de uso. Caso não encontre no manual, geralmente é encontrado também no batente da porta do motorista e até na porta do tanque de combustível.

É muito importante que se verifique semanalmente a pressão dos seus pneus, pois só assim saberá se há algum problema na estrutura deles. Além de otimizar o desempenho e poupar dinheiro com o consumo de combustível, rodar com os pneus na pressão correta aumenta a segurança do motorista e de seus passageiros.

Quando passar aqui em nosso posto, peça para um de nossos frentistas de ajudar a calibrar os pneus do seu veículo. Conte sempre conosco!

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor