
Seu carro bebe muito mais do que normalmente deveria? Para o veículo funcionar perfeitamente, é necessário que todas as peças funcionem em sincronia e com uma boa comunicação com a central eletrônica do carro. Nos carros com injeção eletrônica, há vários componentes que quando estão com algum tipo de defeito, provocam o aumento do consumo de combustível.
Se o seu carro está “bebendo” mais do que o normal, veja algumas possíveis causas:
Conteúdo deste artigo:
Localizada no escapamento do carro, ela analisa os gases que saem do motor e informa a central sobre a situação da mistura do ar + combustível. Caso tenha algum defeito, ela pode passar alguma informação errada dizendo que é necessário injetar mais combustível na mistura, fazendo o carro consumir mais.
Componente importante do sistema de ignição, a vela gera uma faísca para queimar o combustível no cilindro do motor e assim, fazer o pistão trabalhar. Caso as velas estejam com defeito, elas são incapazes de gerar a centelha e assim comprometem a queima eficiente do combustível. Assim, uma parte do combustível não é queimado e ele é eliminado junto com os gases no escapamento. O carro bebe muito mais para compensar a perda de potência que é gerada pela falha na queima.
Ele é responsável por bloquear as impurezas que podem prejudicar o motor na mistura de ar + combustível. Quando o filtro está velho, ele falha nesse bloqueio e a mistura fica comprometida, fazendo com que o sistema injete mais combustível desnecessariamente. O filtro também pode entupir e impedir a passagem do ar, fazendo as velas queimar mais combustível e aumentar o consumo, além de carbonizar e sujar o motor.
O cabo de vela é responsável por levar a corrente elétrica até a vela de ignição, e quando ele falha, a passagem da corrente fica comprometida e a vela não funciona. Geralmente não são todos os cabos que falham de uma única vez, mas é bom trocar o jogo inteiro para evitar maiores problemas.
Componente do sistema elétrico, a bobina gera a corrente para a queima do combustível. Quando ela está com defeito e falha, causa a perda de potência e consumo elevado. O consumo aumenta pois não há corrente suficiente para realizar a queima do combustível, então a central injeta mais combustível para compensar essa falha.
Caso você tenha notado que seu carro bebe muito e está desconfiando de algum problema com esses componentes, leve seu carro para um mecânico de confiança para evitar assim, seu gasto excessivo.
Fonte: GigaConteúdo
Analista de marketing e produtor de conteúdo.