
Imagine a situação: você está em casa e recebe uma carta do Detran avisando que recebeu uma multa. Você coça a cabeça e se pergunta: “Eu fui multado? O que eu fiz?”.
Por esse motivo, separamos algumas situações que você talvez imagine que seja normal, mas que podem resultar em alguns pontos a menos na carteira.
Durante a autoescola, aprendemos que diversas situações no trânsito podem acabar nos presenteando com uma multa para pagar. E é claro que é mais fácil se lembrar das infrações mais graves, como dirigir falando ao celular ou não usar o cinto de segurança. Mas, e aquelas outras infrações que acabamos cometendo no dia a dia e que não nos lembramos, ou até mesmo não sabíamos que valem uma multa?
Conteúdo deste artigo:
Segundo o Art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro, suas mãos devem estar sempre no volante, a menos que a utilize para algum tipo de sinalização ou uso para o carro (troca de marcha, ajustar o retrovisor, etc). Portanto, você não pode comer, fumar e nem beber água com o carro em movimento.
Sim, você pode ser multado por não indicar sua intenção de virar ou trocar de faixa em uma rodovia. Não utilizar a luz indicativa atrapalha a vida dos outros motoristas e pedestres, além de ser perigoso e provocar acidentes. É considerado infração grave.
Além de não fazer com que o trânsito ande mais rápido quando há um engarrafamento, ficar buzinando, pode ser estressante para quem ouve, e lhe render uma multa por infração leve.
Atirar lixo pela janela do carro é infração média desde 2013, e esse ato lhe rende 4 pontos na carteira e uma multa de R$85,13.
Segundo Art. 180 do Código de Trânsito Brasileiro, se o seu carro sofrer uma pane seca causada pela falta de combustível no tanque, você pode ser multado em R$127,69 e sofrer infração grave de 5 pontos na carteira.
Para evitar isso, mantenha seu carro sempre abastecido. Além de prever ocorrências como a pane seca, você previne alguns danos ao sistema de injeção do seu veículo, assim como já falamos aqui no Blog do Posto sobre dirigir com o carro na reserva.
Segundo o CTB, ao cometer algumas infrações, o condutor do veículo poderá perder o direito de dirigir. São elas:
Fonte: MHM
Analista de marketing e produtor de conteúdo.