Dirigir Com o Tanque na Reserva Pode Danificar o Carro?

Dirigir Com o Tanque na Reserva Pode Danificar o Carro?

Dirigir com o tanque na reserva prejudica o veículo? Preparamos uma matéria para esclarecer suas dúvidas e dar dicas para que seu carro não te deixe na mão.

Dirigir Com o Tanque na Reserva Pode Danificar o Carro? 2
 Veja aqui porque você não pode dirigir com o tanque na reserva
Veja aqui porque você não pode dirigir com o tanque na reserva | Imagem: DepositPhotos

Um costume nada positivo que muitos motoristas possuem é o de andar com pouco ou quase nenhum combustível no carro. Além de prejudicial ao automóvel, dirigir com o tanque na reserva pode por em risco a sua vida e a de quem estiver por perto.

Veja aqui porque você não pode dirigir com o tanque na reserva

O sinal que é ativado quando o ponteiro chega no nível da reserva de combustível varia muito entre os modelos. Alguns carros conseguem rodar maiores distâncias com o nível baixo do que outros carros, porém essa prática acarreta alguns problemas tanto no sistema de injeção quanto na direção, e até nos freios.

VEJA TAMBÉM:  Como destrancar a porta do carro?

Caso o tanque fique sem combustível, pode acontecer de entrar muito ar no sistema de injeção, e assim que o motorista reabastecer, o carro pode não funcionar. Além disso, o combustível que fica no fundo do tanque é mais impuro e possui detritos e quando é utilizado, pode entupir os bicos injetores, filtros e bombas.

Existe um perigo ainda maior do que seu carro ficar encalhado no mecânico: quando o motor para, a direção hidráulica (em carros que possuem) e os freios também deixam de funcionar, ou funcionam bem precariamente. Essas condições podem ocasionar graves acidentes, uma vez que o motorista não têm o controle da direção e da frenagem do veículo.

Portanto, não deixe o tanque próximo do nível da reserva e sempre abasteça com combustível de qualidade, que vai garantir o melhor consumo pelo motor do seu veículo.

VEJA TAMBÉM:  7 Carros Conhecidos no Brasil Batizados Com Nomes Estranhos Lá Fora
 Veja aqui porque você não pode dirigir com o tanque na reserva
O combustível no fundo do tanque possui mais detritos e pode entupir os bicos injetores | Imagem: DepositPhotos

Alguns conselhos para o seu veículo não te deixar na mão:

  • Nunca dirija abaixo de um quarto de combustível;
  • Quando estiver com pouco combustível, evite freadas bruscas, picos de aceleração e mantenha a velocidade entre 60 e 80km/h;
  • Mantenha a rotação do motor funcionando entre 2 e 3 mil RPM;
  • Os sistemas dos carros mais novos é mais sensível a estes problemas da falta de combustível. Pensando nisso, aqui no Posto Cidade de Marília você encontra a nova gasolina Shell V-Power, elaborada especialmente para os motores mais novos. Esse combustível aditivado foi desenvolvido para melhorar a performance e consumo além de oferecer uma limpeza de até 80% dos resíduos já no primeiro abastecimento.

Fonte: MHM

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor