Um costume nada positivo que muitos motoristas possuem é o de andar com pouco ou quase nenhum combustível no carro. Além de prejudicial ao automóvel, dirigir com o tanque na reserva pode por em risco a sua vida e a de quem estiver por perto.
O sinal que é ativado quando o ponteiro chega no nível da reserva de combustível varia muito entre os modelos. Alguns carros conseguem rodar maiores distâncias com o nível baixo do que outros carros, porém essa prática acarreta alguns problemas tanto no sistema de injeção quanto na direção, e até nos freios.
Caso o tanque fique sem combustível, pode acontecer de entrar muito ar no sistema de injeção, e assim que o motorista reabastecer, o carro pode não funcionar. Além disso, o combustível que fica no fundo do tanque é mais impuro e possui detritos e quando é utilizado, pode entupir os bicos injetores, filtros e bombas.
Existe um perigo ainda maior do que seu carro ficar encalhado no mecânico: quando o motor para, a direção hidráulica (em carros que possuem) e os freios também deixam de funcionar, ou funcionam bem precariamente. Essas condições podem ocasionar graves acidentes, uma vez que o motorista não têm o controle da direção e da frenagem do veículo.
Portanto, não deixe o tanque próximo do nível da reserva e sempre abasteça com combustível de qualidade, que vai garantir o melhor consumo pelo motor do seu veículo.
Fonte: MHM
Analista de marketing e produtor de conteúdo.