Dicas para Dirigir à Noite

Dicas para Dirigir à Noite

Dicas para Dirigir à Noite 2
Veja as dicas para dirigir à noite
Dicas para Dirigir à Noite

Todo motorista, novato ou experiente, enfrenta diversas situações quando está atrás do volante, que podem ser consideradas perigosas ou no mínimo difíceis. Dirigir à noite é uma delas.

Alguns gostam de dirigir nesse horário por ter menos trânsito. Mas o que muitos precisam saber, é que mesmo nas vias com poucos veículos, a direção noturna tem seus riscos.
E é por isso que o Posto Cidade separou uma série de dicas para você, motorista novato ou experiente, aplicar no seu dia-a-dia enquanto estiver na boleia.

Veja as dicas para dirigir à noite

Primeiramente, antes de sair com o veículo, verifique se as luzes estão funcionando. Ligue os faróis, as lanternas e as setas, e veja se todas são acionadas.
Quando transitar em uma via iluminada, como ruas e avenidas, utilize o farol baixo. Use a luz alta quando não tiver iluminação na rua. E assim como você não gosta de ser “cegado” pelo farol alto do carro que está na outra via, o outro motorista também não quer isso. Então, ao cruzar com outro veículo, diminua o farol para não ofuscar a visão do outro motorista.

VEJA TAMBÉM:  Horário de Verão: Descubra Como Evitar Acidentes Causados Pelo Cansaço

Outra dica para dirigir à noite é trafegar abaixo do limite de velocidade. Pois como a visibilidade estará reduzida, você pode demorar mais para perceber os outros veículos, pessoas ou animais por perto e não frear a tempo.

Redobre a atenção ao trocar de faixa, principalmente se os vidros do carro forem escuros, pois a sua visão estará comprometida.

Mantenha-se alerta quando dirigir na estrada e em altas velocidades. O tempo de parada, caso precise frear completamente, aumenta quando você está mais rápido, e tendo a visão prejudicada, seu tempo de reação pode não ser o melhor se algum imprevisto acontecer. Escolha também uma rota em que você vai encontrar um posto de combustível, caso seja necessário parar.

VEJA TAMBÉM:  Viagem de Moto: O Que Você Precisa Levar

Importante: Esteja descansado quando dirigir à noite, principalmente se for pegar estrada, onde a direção se torna monótona e o motorista pode ficar com sono. Caso perceba isso, pare imediatamente, coma algo ou até levante do banco para “acordar” o corpo.

Dicas para Dirigir à Noite 3
Mantenha-se alerta quando dirigir na estradas | Imagem: Pexels

Alguns motoristas se perguntam se é permitido passar no farol vermelho à noite. A resposta é não. Se atente nos cruzamentos, mesmo se o sinal estiver verde para você, reduza a velocidade e observe bem para evitar acidentes com pessoas que passam no sinal vermelho e até pessoas embriagadas no volante.

Para finalizar, ter uma pessoa com você no carro é uma boa opção para se manter acordado, e também se você não se sente confiante na direção noturna. Assim, se torna mais fácil ganhar confiança em dirigir à noite.

Fonte: De Carona Com Elas

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor