Dicas Para Você Encarar Subidas e Descidas Com o Carro

Dicas Para Você Encarar Subidas e Descidas Com o Carro

Dicas Para Você Encarar Subidas e Descidas Com o Carro 2

Dicas Para Você Encarar Subidas e Descidas Com o Carro 3

Seja você um motorista novato ou um condutor experiente, alguns medos sempre assolam quem está atrás do volante. Dirigir na chuva ou de noite, estacionar e fazer baliza, com certeza são desafios para muitas pessoas. Mas talvez o maior terror dos motoristas seja a subida. Neste texto, nós ajudaremos você a superar este famoso medo de rampa.

A primeira dica é você saber que a prática leva à perfeição. Então, quando estiver em uma subida na qual precise parar, se prepare e encare de frente. Controlar o medo e praticar o aprendizado é a principal forma de conseguir realizar a manobra.
Assim que começar a subida, já vá pisando leve no acelerador e controlando a velocidade, sinalizando para o motorista que estiver atrás, que você está freando e vai parar – em um semáforo ou placa de pare, por exemplo. Com isso, ele vai parar um pouco mais distante do seu carro e isso lhe passará mais segurança. Você também pode parar a uma boa distância do carro da frente, o suficiente para enxergar um pouco do asfalto, pois o motorista da frente pode ter o mesmo medo que você.

VEJA TAMBÉM:  Conheça a Nossa Campanha #FaçaOTeste

Outra dica é encontrar o ponto da embreagem. Se o seu veículo é manual, você pode tirar o pé do pedal aos poucos, até sentir o carro tremer um pouco. Este ponto é onde você pode tirar totalmente o pé do freio e pisar no acelerador para fazer o carro andar. Controle seu pé esquerdo na embreagem e não pise de uma vez no acelerador, pois seu carro pode arrancar rapidamente, e com isso você pode ser assustar e causar algum acidente. Tente fazer isso sem a ajuda do freio de mão, para assim você ganhar mais confiança e a manobra se tornar mais automática.
As dicas também valem para as decidas: fique um pouco afastado do carro da frente, vá freando para diminuir a velocidade quando estiver chegando no cruzamento, e nunca desça com o carro desengatado ou com o pé fundo na embreagem, utilize sempre o freio motor deixando a marcha engatada.

VEJA TAMBÉM:  Cuidados Para Garantir Que Sua Moto Tenha Uma Vida Mais Longa

Agora é hora de praticar! Comece com subidas mais fáceis e menos íngremes, e quando estiver com uma boa habilidade, vá para as mais difíceis. E também não se esqueça de sempre verificar as condições dos pneus e de dirigir com calçados firmes nos pés. Os pneus em bom estado diminuem o risco de o carro derrapar e os sapatos ajudam no controle dos pedais – inclusive, temos um texto aqui em nosso site falando sobre os melhores calçados para se dirigir, não deixe de conferir!

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor