Especial de Férias: Veja 5 Itens Importantes Para Checar Em Sua Revisão de Férias Antes de Viajar

Especial de Férias: Veja 5 Itens Importantes Para Checar Em Sua Revisão de Férias Antes de Viajar

Especial de Férias: Veja 5 Itens Importantes Para Checar Em Sua Revisão de Férias Antes de Viajar 2
Especial de Férias: Veja 5 Itens Importantes Para Checar Em Sua Revisão de Férias Antes de Viajar 3

Enfim, depois de um ano cansativo, chegaram as férias! E férias combinam com: Viagens! Preparamos então uma programação com um Especial de Férias, para que este mês possa ser aproveitado com segurança. A revisão de férias é o primeiro item que abordaremos.

Revisão de férias: Quais itens devo verificar?

Quando pensamos em “revisão de férias”, a primeira coisa que vem em nossa mente é a verificação de itens simples, que podemos fazer em casa mesmo. O próprio motorista pode fazer a checagem de alguns itens, como o limpador de para-brisa, nível de óleo, pneus e freio, por exemplo.

O único porém é que é preciso saber fazer a revisão de férias da forma correta, e a seguir você não aprenderá apenas a fazer isso como também verá uma lista com alguns objetos imprescindíveis para a segurança de todos em uma viagem de carro.

1. Checando os Pneus

Os pneus de um veículo são itens primordiais em uma verificação de segurança de uma revisão de férias. Eles precisam estar em bom estado, caso contrário podem causar perda de aderência ao solo e até provocar acidentes.

Para saber se ainda estão em condições de uso, verifique seus sulcos. Eles precisam estar com, no mínimo, 3 mm de profundidade. Isso pode ser verificado por meio do TWI (sigla para Tread Wear Indicator), um ressalto perpendicular aos sulcos do componente. Observe se o TWI está tocando o solo junto com a banda de rodagem. Se isso estiver acontecendo, a vida útil do pneu chegou ao fim.

A calibração dos pneus é outra recomendação importante para garantir a segurança de um veículo. Além da segurança, a calibração pode influenciar também na economia do combustível. Os pneus devem ser calibrados antes de pegar a estrada, pois na estrada eles se aquecem e a pressão varia. Mas não se esqueça de calibrar também o estepe, todos de acordo com as especificações indicadas no manual do veículo.

VEJA TAMBÉM:  Viagem de Moto: O Que Você Precisa Levar

Outra dica importante é verificar a validade dos pneus. Você talvez não saiba, mas os pneus possuem sim prazo de validade. O prazo geralmente é de cinco anos a contar da data de fabricação. Por que pneu tem prazo de validade? Depois do prazo de validade, a borracha tende a perder suas propriedades de aderência.

Para encontrar a data de fabricação, na lateral há uma marca com quatro dígitos, sendo que os dois últimos indicam o ano e os dois primeiros a semana em que o componente foi produzido. Por exemplo: 0719 significa que o pneu foi fabricado na sétima semana de 2019.

2. Verificando o sistema de arrefecimento

Nas férias, a probabilidade de você pegar congestionamentos nas estradas é maior. Nesses casos, ou em casos de subida de serra, por exemplo, exige-se mais do motor, provocando o aquecimento do sistema. É aí que entra o sistema de arrefecimento, responsável pela troca de calor do motor. É importante que você verifique na revisão de férias do seu carro se as mangueiras do sistema de arrefecimento estão em bom estado, assim como a tampa do reservatório de água.

O líquido deve ser substituído a cada dois anos, mas nunca utilize somente água. Misture água destilada e aditivo (etilenoglicol) em um proporção de 50/50. Para saber qual é o aditivo mais indicado, consulte o manual do veículo. Caso precise, em nosso posto temos aditivos originais da Shell. Peça ajuda a um de nossos frentistas quando passar por aqui!

3. Os freios? Dá pra checar também!

O ideal é que este item seja verificado por um profissional, mas é possível descobrir também se há algum problema nos freios verificando o nível do fluido do sistema. O reservatório do fluido de freios fica no compartimento do motor. Normalmente o fluido não diminui com o uso, mas se verificar que ele está baixo, provavelmente existe algum vazamento ou um desgaste demasiado nas pastilhas e discos do freio. Com o problema resolvido, por uma questão de segurança, os fabricantes recomendam que o fluido não seja completado, mas sim, substituído por um dentro das especificações determinadas no manual.

VEJA TAMBÉM:  O Que Eu Posso Alterar no Meu Carro?

4. Não se esqueça do nível de óleo!

O óleo é um item simples de ser verificado. Se estiver baixo, deve ser completado com um lubrificante com as especificações do fabricante contidas no manual do veículo.

Fique atento(a) também se o óleo já está perto do prazo para troca, seja por tempo ou quilometragem. Não vale a pena correr o risco de ficar na estrada, faça a substituição como forma de prevenção.

5. Outros itens triviais, mas não menos importantes

Para uma revisão de férias “caprichada”, não se esqueça também da palheta do limpador de para-brisa. Verifique se ela não está ressecada. Uma boa dica é acrescentar um pouco de detergente líquido neutro no reservatório de água, para tirar resíduos que vão grudando no vidro.

Outra dica importante é conferir se o triângulo, a chave de roda e o macaco estão no veículo e em ordem. Acenda os faróis, acione as luzes de seta e dê ré também para checar se estão 100% funcionais. Por último, não se esqueça de verificar também se o documento do carro e a carteira de habilitação estão em dia.

Procure seguir todos os itens acima, e então a probabilidade de você e sua família ou amigos terem uma viagem tranquila será muito maior. Caso ainda se sinta inseguro e prefira fazer com um profissional, algumas montadoras oferecem o serviço de revisão, como serviço de revisão de férias da Volkswagen, por exemplo, ou algumas empresas de seguro, como a Porto Seguro. Independente do que escolher, nunca se esqueça da revisão do carro antes de viajar.

Fique ligado(a)! Em breve traremos mais posts em nosso Especial de Férias!

Simon Ferreira

Por Simon Ferreira

6 min
Autor