Situações Em Que Você Pode Ser Multado e Até Perder sua CNH

Situações Em Que Você Pode Ser Multado e Até Perder sua CNH

Situações Em Que Você Pode Ser Multado e Até Perder sua CNH 2
Fui Multado: Situações em Que Você Pode Perder Pontos na CNH

Imagine a situação: você está em casa e recebe uma carta do Detran avisando que recebeu uma multa. Você coça a cabeça e se pergunta: “Eu fui multado? O que eu fiz?”.

Por esse motivo, separamos algumas situações que você talvez imagine que seja normal, mas que podem resultar em alguns pontos a menos na carteira.

Durante a autoescola, aprendemos que diversas situações no trânsito podem acabar nos presenteando com uma multa para pagar. E é claro que é mais fácil se lembrar das infrações mais graves, como dirigir falando ao celular ou não usar o cinto de segurança. Mas, e aquelas outras infrações que acabamos cometendo no dia a dia e que não nos lembramos, ou até mesmo não sabíamos que valem uma multa?

Fui Multado: Situações em Que Você Pode Perder Pontos na CNH

Comer enquanto dirige

Segundo o Art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro, suas mãos devem estar sempre no volante, a menos que a utilize para algum tipo de sinalização ou uso para o carro (troca de marcha, ajustar o retrovisor, etc). Portanto, você não pode comer, fumar e nem beber água com o carro em movimento.

VEJA TAMBÉM:  Viagem de Moto: O Que Você Precisa Levar

Não dar seta ao virar ou trocar de faixa

Sim, você pode ser multado por não indicar sua intenção de virar ou trocar de faixa em uma rodovia. Não utilizar a luz indicativa atrapalha a vida dos outros motoristas e pedestres, além de ser perigoso e provocar acidentes. É considerado infração grave.

Ficar buzinando

Além de não fazer com que o trânsito ande mais rápido quando há um engarrafamento, ficar buzinando, pode ser estressante para quem ouve, e lhe render uma multa por infração leve.

Jogar lixo pela janela

Atirar lixo pela janela do carro é infração média desde 2013, e esse ato lhe rende 4 pontos na carteira e uma multa de R$85,13.

Esquecer de colocar combustível

Segundo Art. 180 do Código de Trânsito Brasileiro, se o seu carro sofrer uma pane seca causada pela falta de combustível no tanque, você pode ser multado em R$127,69 e sofrer infração grave de 5 pontos na carteira.

VEJA TAMBÉM:  Série Economia de Combustível

Para evitar isso, mantenha seu carro sempre abastecido. Além de prever ocorrências como a pane seca, você previne alguns danos ao sistema de injeção do seu veículo, assim como já falamos aqui no Blog do Posto sobre dirigir com o carro na reserva.

Situações em que você pode até perder a sua CNH

Segundo o CTB, ao cometer algumas infrações, o condutor do veículo poderá perder o direito de dirigir. São elas:

  • Dirigir sob a influência de álcool ou se negar a usar o bafômetro;
  • Omitir socorro à vítima de acidente no qual tenha se envolvido;
  • Dirigir motocicletas com faróis desligados ou sem capacete;
  • Forçar a ultrapassagem em estradas na contramão;
  • Dirigir em velocidade 50% acima do permitido na via;
  • Participar de corridas ilegais.

Fonte: MHM

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor