Devo Fazer a Limpeza dos Bicos Injetores?

Devo Fazer a Limpeza dos Bicos Injetores?

Devo Fazer a Limpeza dos Bicos Injetores? 2
Devo Fazer a Limpeza dos Bicos Injetores? 3
Devo Fazer a Limpeza dos Bicos Injetores? | Foto: DepositPhotos

A limpeza dos bicos injetores sempre causa uma certa discussão entre os mecânicos e os fabricantes de peças e automóveis. Estes últimos, afirmam que as válvulas de combustível são autolimpantes, e que não há a necessidade de fazer esse procedimento.

Por outro lado, os mecânicos defendem que seja feita a limpeza, com a justificativa de que o dono do veículo está sujeito a abastecer com algum combustível impuro. O uso deste tipo de combustível pode causar entupimentos no sistema de injeção por danificar as peças, como já falamos no site.

Deve-se fazer a limpeza dos bicos injetores então?

Depende do caso. Tecnicamente, a válvula injetora é sim autolimpante, pois ela é projetada para que o próprio combustível a limpe internamente. Isso se dá pelo uso gradual de gasolina pura (não batizada) e da sua versão aditivada, que contém misturas que atuam unicamente na limpeza do motor. O etanol aditivado também ajuda nesse caso.

VEJA TAMBÉM:  Horário de Verão: Descubra Como Evitar Acidentes Causados Pelo Cansaço

Quando falamos sobre o “bico estar sujo”, devemos entender que o problema pode ser externo, na região que fica na câmara de combustão do motor. O uso regular de combustíveis impuros e batizados é responsável por levar sujeira e detritos à válvula, obstruindo o sistema de pulverização, e diminuindo a quantidade de combustível injetado na câmara, e dessa maneira, o motor pode apresentar falhas de aceleração e ter o consumo prejudicando, fazendo com que o carro beba mais. Nesse caso, a limpeza dos bicos injetores é sim recomendada.

Como evitar que o sistema entupa?

Devo Fazer a Limpeza dos Bicos Injetores? 4
Como evitar que o sistema entupa? | Foto: DepositPhotos

Você, como dono do veículo, pode verificar os bicos injetores para saber se eles estão com o volume padrão e uniforme de injeção de combustível. Caso haja algum entupimento, a limpeza poderá ser feita, mas se o carro não apresenta perda de potência e consumo elevado, não há a necessidade da limpeza dos bicos injetores.

VEJA TAMBÉM:  DICA: Pneus, Influenciam No Consumo Do Seu Veículo?

Vale ressaltar que esse problema está relacionado à qualidade dos combustíveis que o motorista abastece o veículo. A válvula entupida pode fazer com que o bico não funcione, e assim, acarretar em algum dano ao pistão.

Por isso, todo motorista deve se atentar ao combustível que utiliza em seu veículo, pois mesmo que seja atraente a gasolina com um preço mais baixo que a média, seu uso poderá acarretar gastos maiores.

Fonte: Auto Papo

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor