Quais São as Diferenças Entre os Tipos de Caminhões?

Quais São as Diferenças Entre os Tipos de Caminhões?

Quais São as Diferenças Entre os Tipos de Caminhões? 2
Quais São as Diferenças Entre os Tipos de Caminhões? 3

Caminhões atendem a necessidade de transporte do país, sendo responsáveis por quase toda a logística atual. Estes veículos possuem diferenciações de tamanho e construção conforme as suas necessidades de carga.

Os termos usados para facilitar a classificações dos caminhões, como truck, trucado e traçado, as vezes confundem a cabeça tanto dos motoristas quanto de quem se interessa por este veículo. Por isso, separamos neste texto os termos mais comuns e seus significados!

Caminhão Toco

Conhecido como semi-pesado e 4×2, ele tem 2 eixos simples, um frontal e um traseiro. Geralmente, é o modelo de entrada para os motoristas, podendo levar até 6 toneladas e tendo um comprimento máximo de 14 metros.

Caminhão Traçado

Ele possui 3 eixos, sendo 1 dianteiro simples e 2 traseiros com tração. Por isso, ele é chamado de 6×4, sigla que geralmente fica na grade da carroceria. Seu nome, traçado, vem justamente por ter os dois eixos de tração nas rodas traseiras.

VEJA TAMBÉM:  PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS: Por Que é Tão Caro?

Caminhão Truck ou Trucado

Algumas pessoas podem achar que são caminhões diferentes, porém eles são os mesmos. Neste tipo de caminhão, apenas 1 eixo dos 2 traseiros possui tração do motor. O outro, que não é ligado a força motriz, existe para estabilizar a carga e fazer com que o caminhão suporte mais peso. Ele é conhecido por 6×2 e tem a capacidade de 10 a 14 toneladas.

Caminhão Bi-Truck

São os modelos de caminhão que possuem 4 eixos, sendo 2 dianteiros direcionais e podendo ter apenas 1 ou os 2 traseiros com tração do motor. Ou seja, eles são 8×2 ou 8×4.

Carretas

Apesar de não serem caminhões especificamente, as carretas também possuem tipos e termos. A carreta, também é chamada de cavalo mecânico, possui o motor, as rodas de tração, a cabine e o engate para a carga.

VEJA TAMBÉM:  Veja Aqui a Tabela de Pagamento do IPVA 2019
Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

2 min
Autor