Qual o Melhor Combustível Para o Motor do Seu Veículo?

Qual o Melhor Combustível Para o Motor do Seu Veículo?

Qual o Melhor Combustível Para o Motor do Seu Veículo? 2
Qual o Melhor Combustível Para o Motor do Seu Veículo? 3

Você já deve ter se perguntado qual o melhor combustível para seu carro. Algumas dúvidas sobre o uso do etanol e gasolina são comuns com a maioria dos donos de automóveis, por isso vamos conversar mais sobre esses combustíveis.

Para começar, no motor com etanol, é mais fácil de se controlar a queima, pelo fato de ser composto de apenas uma cadeia de moléculas (C2H6O), enquanto a gasolina é composta por vários hidrocarbonetos (cadeias de hidrogênio e carbono). Quando entra em combustão, a gasolina libera CO2 (dióxido de carbono), CO (monóxido de carbono) e C (carbono). É fácil identificar que o motor rodou com esse combustível quando diversas partes internas estão pretas, ou “sujas”. Enquanto isso, no motor que usou o etanol as mesmas partes estarão mais “limpas”.

Além dessa informação, há outros fatores que entram no jogo.

O etanol que é vendido nos postos tem cerca de 7% de água em sua composição, isso porque o álcool tem uma tendência química de absorver água, então quanto mais tempo o combustível estiver no tanque, mais água terá também. Os motores de carros que rodam com etanol necessitam que diversas partes sejam resistentes à corrosão e oxidação. Por outro lado, essa água ajuda a diminuir a temperatura interna dos cilindros, e em forma de vapor ajuda a carregar as impurezas para fora do motor. Essas impurezas são derivadas da produção do combustível, e para os veículos que rodam com etanol é recomendável um prazo menor da troca do filtro de combustível.

VEJA TAMBÉM:  Quais São as Diferenças Entre os Tipos de Caminhões?

No caso da gasolina, quando se está com o veículo parado durante muito tempo, há alteração em suas propriedades, fazendo com que se tenha dificuldade de ligar o motor. Isso vale também para o tanque de partida a frio, por isso não é recomendável deixar “envelhecer” a gasolina de lá. Também com o tempo alguns hidrocarbonetos se oxidam, criando assim um tipo de “cera” que pode acabar entupindo algumas partes de alimentação do motor. Quanto se está rodando só com gasolina, também há uma tendência do combustível contaminar o óleo lubrificante com carbono, degradando assim o produto.

Há uma recomendação geral dos fabricantes para que, a cada 5.000 quilômetros rodados com etanol, se utilize um tanque de gasolina. Alguns resíduos do álcool são dissolvidos com a gasolina, assim como alguns resíduos da gasolina são dissolvidos com etanol.

VEJA TAMBÉM:  Situações Em Que Você Pode Ser Multado e Até Perder sua CNH

—————————————————————————————–
Curta a página do Auto Posto Cidade de Marília para receber mais dicas como estas!
Facebook e Instragram: @postocidadedemarilia
—————————————————————————————–

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor