Valor do IPVA 2020: Confira a Tabela Com Datas de Vencimento

Valor do IPVA 2020: Confira a Tabela Com Datas de Vencimento

A novidade é que o valor do IPVA 2020 deverá ficar, em média, 3,54% mais barato em relação aos anos anteriores.

Valor do IPVA 2020: Confira a Tabela Com Datas de Vencimento 2
Valor do IPVA 2020

A partir desta sexta-feira, 03 de janeiro, será possível descobrir o valor do IPVA 2020 dos veículos de São Paulo em toda a rede bancária. O governo de São Paulo também liberou a data de vencimento para pagamento dos veículos. A novidade é que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2020 deverá ficar, em média, 3,54% mais barato em relação aos anos anteriores.

É possível descobrir o valor do IPVA 2020 através dos terminais de autoatendimento dos bancos, pelos apps dos bancos, pela internet ou, para os que preferem, também é possível consultar diretamente nas agências bancárias, desde que tenha em mãos o número do Renavam do veículo. Opcionalmente, o valor pode ser consultado pelo site da Fazenda.

Valor do IPVA 2020 deverá ser menor

Segundo dados da Secretaria da Fazenda de São Paulo, o valor do IPVA 2020 deve ficar cerca de 3,54% mais barato. Baseando-se no cálculo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a queda do valor se justifica devido à queda do valor venal dos preços praticados no varejo para os veículos.

Assim como nos anos anteriores, os proprietários deverão se basear no número final da placa para descobrir o dia de vencimento. O valor do IPVA 2020 poderá ser pago em cota única, com desconto, ou parcelado em até 3 vezes. A partir de 2 de janeiro de 2020, o contribuinte que desejar também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo.

  • Se optar por cota única COM desconto de 3%, o valor deverá ser quitado até 22 de janeiro de 2020 (o dia certo varia de acordo com a placa);
  • Caso o proprietário tenha optado por parcelar, o valor da primeira parcela também deverá ser pago até 22 de janeiro de 2020 (o dia certo varia de acordo com a placa);
  • Se optar por cota única SEM desconto de 3%, o valor deverá ser quitado até 24 de fevereiro de 2020 (o dia certo varia de acordo com a placa);
  • Caso o proprietário tenha optado por parcelar, o valor da segunda parcela também deverá ser pago até 24 de fevereiro de 2020 (o dia certo varia de acordo com a placa);
  • Caso o proprietário tenha optado por parcelar, o valor da terceira parcela deverá ser pago até 24 de março de 2020 (o dia certo varia de acordo com a placa).
VEJA TAMBÉM:  8 Carros Que Vão Sair de Linha em 2020

Calendário de vencimento IPVA 2020

Veja a seguir a tabela com o calendário de pagamentos. Fique atento ao número da sua placa e a data de vencimento.

calendario vencimento ipva 2020

Valores de multas e penalidades por atraso

Quem não pagar o valor do IPVA 2020 estará sujeito a pagar multa de 0,33% por dia de atraso, mais juros de mora. O juros se baseia na taxa Selic. Após 60 dias sem pagamento, a multa será de 20% do valor total do imposto.

Se o proprietário do veículo continuar inadimplente, as consequências poderão ser ainda piores. A multa passará a ser equivalente a 40% do valor do imposto, e o proprietário estará sujeito a ter seu nome inscrito no Cadin Estadual. Isso o impedirá de utilizar os créditos acumulados no programa Nota Fiscal Paulista. Além disso, o proprietário estará sujeito a ser cobrado pela Procuradoria Geral do Estado mediante protesto.

VEJA TAMBÉM:  Filmes Para Assistir no Dia do Motociclista

Vale lembrar que se o proprietário do veículo continuar inadimplente, ele também não conseguirá realizar o licenciamento do carro e, caso seja pego, seu veículo poderá ser apreendido, receber multa e o proprietário ser penalizado com sete pontos na CNH.

Simon Ferreira

Por Simon Ferreira

4 min
Autor