Cuidados Com o Seu Carro no Frio

Cuidados Com o Seu Carro no Frio

Está frio e seu carro demora para ligar de manhã? Não é culpa do etanol.

Cuidados Com o Seu Carro no Frio 2
Cuidados Com o Seu Carro no Frio 3

A estação mais gelada do ano está chegando. O inverno, com suas baixas temperaturas, pode causar alguns problemas relacionados à partida, bateria e até na pintura do seu veículo. Veja algumas dicas que separamos para você não entrar numa fria.

Partida

Quem aí já teve problemas em ligar o carro numa manhã gelada? Saiba que isso não é causado só pelo uso do etanol, como a crença popular diz. Carros flex geralmente já saem de fábrica equipados com o tanque de partida a frio, onde se tem gasolina que é utilizada quando damos a partida no carro. Como raramente utilizamos esse dispositivo, acabamos não dando tanta importância para ele, então sua manutenção fica em segundo plano.
Uma dica simples é trocar a gasolina deste reservatório ao menos uma vez por ano, pois o combustível estando “envelhecido” pode ressecar algumas peças e causar algum vazamento. Além disso, você pode verificar se a bomba elétrica está normal ou com o eixo quebrado, o que também faz com que a gasolina não chegue nos pistões quando for dar a partida.

VEJA TAMBÉM:  5 Vantagens em Usar Combustível Aditivado

Outros componentes fundamentais da partida são a bateria e as velas de ignição. Ligar o carro de manhã exige um grande esforço do motor de arranque, que utiliza eletricidade. Por isso, certifique-se que não haja nenhum equipamento elétrico sendo usado no momento, como sistema de som, ar-condicionado e faróis. As velas são responsáveis pela queima do combustível no motor e tendem a apresentar falhas com o tempo. Faça uma checagem com um mecânico para ver a situação atual e caso precise faça a troca.

Pintura e vidros

Durante alguns dias de geada, é comum os carros amanhecerem com uma camada fina de orvalho na lataria e nos vidros. A recomendação é que você retire todo o gelo e água que fica no seu carro. Isso pode ser feito passando um pano macio e úmido ou até mesmo jogar água no veículo. Nós já fizemos um post sobre outros cuidados que você deve ter com a pintura do seu carro, clique aqui e veja.

VEJA TAMBÉM:  Preço de Combustível no Posto de Gasolina Mais Próximo? O Waze Mostra!

Radiador

Outro componente muitas vezes ignorado é o radiador. É primordial o uso do líquido de arrefecimento, pois ele é capaz de alterar e não deixar que a água congele ou ferva dentro do radiador. Então, nada de colocar água da torneira.

Ar-condicionado

Sim, o bom e velho ar-condicionado que tanto nos ajuda durante o verão, pede uma atenção especial no inverno também. Para evitar alguns danos que possam ocorrer devido às baixas temperaturas, falta de lubrificação das peças e até mesmo à proliferação de bactérias no sistema, é importante ligarmos o equipamento por pelo menos 15 minutos por semana.

Gostou das dicas que separamos para você? Então compartilhe com seus amigos e curta as nossas páginas no Facebook e no Instagram para sempre receber conteúdos como esse!

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor