As Diferenças Entre Carros Hatch e Sedan

As Diferenças Entre Carros Hatch e Sedan

As Diferenças Entre Carros Hatch e Sedan 2
Neste texto falaremos sobre as diferenças entre carros hatch e sedan, suas principais características e seus prós e contras.

Enquadrados na categoria automóvel de passeio, esses dois tipos de carros são os mais comuns do mercado brasileiro. E por mais que seja fácil distinguir um do outro, esses veículos possuem muitas características que os diferem.

Neste texto falaremos sobre as diferenças entre carros hatch e sedan, suas principais características e seus prós e contras.

Sedan

A definição de um sedan sempre foi a mesma: um carro de passeio com quatro portas e um porta-malas grande. Nele, notamos que o porta-malas é separado dos passageiros pelo banco traseiro e pelo famoso tampão (ou bandeja) do porta-malas, que muitas vezes não dá para tirar.

Em alguns modelos desse tipo, o encosto do banco traseiro é dobrável e ajustável, possibilitando acomodar objetos grandes e mais carga no porta-malas.

Os sedans são descritos como tendo corpos “triplos”, onde a parte da frente é onde fica o motor, o meio é a cabine de passageiros e a traseira onde fica o compartimento de carga.

Hatch

Hatch, ou hatchbacks, foram sinônimos de carros pequenos, baratos e econômicos no passado, mas hoje essa descrição não é mais utilizada. Utilizando o mesmo raciocínio do sedan, o carro hatch é um veículo de corpo “duplo”, onde na parte da frente se encontra o motor e na de trás a sua cabine de passageiros e seu porta-malas pequeno.

VEJA TAMBÉM:  A Importância da Suspensão Para o Seu Veículo

Nos carros mais antigos, todo o motor ficava na parte traseira e seu compartimento de carga era de baixo do capô. O VW Brasília é um ótimo exemplo de como eram os modelos com essas características.

Os hatchbacks podem ter duas ou quatro portas laterais e uma traseira, por isso é comum alguns modelos possuírem em sua ficha técnica, 3 ou 5 portas, pois a do porta-malas também é contada.

Capacidade de carga

A maior diferença entre os carros hatchs e sedans, além da aparência, é a capacidade de carga que o porta-malas fornece ao proprietário. Geralmente, automóveis sedans possuem um espaço maior, medidos em litros cúbicos, para armazenar a carga que o motorista for levar, porém, a tampa do porta-malas não abre tanto em comparação à tampa de um hatch.

No caso dos hatchbacks, a tampa do porta-malas geralmente vai do teto à traseira, permitindo que ela se abra mais em comparação a do sedan. No interior do veículo há uma bandeja removível acima do espaço da carga, perto do encosto do passageiro. O porta-malas dos hatchs são pequenos em sua maioria, mas caso o motorista precise levar algo maior que o seu porta-malas, basta deitar o encosto do banco de trás para aumentar a capacidade.

VEJA TAMBÉM:  5 Vantagens em Usar Combustível Aditivado

Nos carros sedans, a própria tampa do porta-malas limita a altura da carga, porém nos carros hatchs, que não possuem esse limite, é preciso respeitar a altura dos bancos, não podendo ultrapassar para não atrapalhar a visão do motorista quando ele olhar para trás.

Se você tem o interesse de comprar um desses dois modelos, o conselho é que pesquise bem e escolha o veículo conforme o uso que você fará dele. Carros sedans costumam ser mais confortáveis por serem mais espaçosos, mas os hatchs geralmente são mais práticos para o dia a dia no trânsito. Então, experimentar as diferenças entre eles é a melhor maneira de tomar uma decisão final de compra.

Fonte: Car and Drive

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

3 min
Autor