Gasolina Formulada: Tudo o Que Você Precisa Saber

Gasolina Formulada: Tudo o Que Você Precisa Saber

Há alguns anos, apareceu no mercado brasileiro uma tal de ‘gasolina formulada’, e provavelmente você já escutou de um amigo ou vizinho, sobre as vantagens ou os perigos deste combustível. Mas você sabe o que é gasolina formulada?

Gasolina Formulada: Tudo o Que Você Precisa Saber 2

Entenda o que é a gasolina formulada

Entenda o que é a gasolina formulada
Você sabe o que é gasolina formulada?

Também chamada de ‘gasolina genérica’ e ‘gasolina de laboratório’, esse tipo de combustível não é sinônimo de combustível batizado. Ela é feita com as sobras da produção da gasolina comum de refinarias, que são misturadas a alguns produtos químicos e aumentam seu rendimento.

Embora seja feita com o combustível comum de refinarias, a gasolina formulada possui uma qualidade inferior em comparação à gasolina comum. Isso se dá pela utilização de alguns produtos químicos, que podem diminuir a eficiência do motor e até estragar algumas partes. Falaremos mais abaixo sobre esses perigos.

Apesar disso, diferente do combustível batizado, a venda da gasolina formulada é autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que fiscaliza tanto o processo de fabricação quanto a venda desse combustível.

VEJA TAMBÉM:  Quais São as Diferenças Entre os Tipos de Caminhões?

Há algum perigo se eu usar esse combustível?

Gasolina Formulada: Tudo o Que Você Precisa Saber 3
Há algum perigo se eu usar esse combustível? | Foto: 123RF

A gasolina formulada é uma mistura que procura ter as mesmas características da gasolina comum, mas é fabricada de outra forma. Porém, o perigo está nas misturas que podem fugir das especificações da ANP.

Como a produção dela é em laboratório, a adulteração se torna mais fácil, já que é feita na mistura. O uso de substâncias químicas mais leves e de solventes deterioram as partes de borracha e plásticos presentes no veículo, assim como qualquer adulteração de combustível.

Por outro lado, a gasolina formulada quando é produzida corretamente e com misturas de qualidade, não traz nenhum malefício ao veículo. Por isso, a fiscalização da ANP procura atestar a qualidade desse combustível.

VEJA TAMBÉM:  Os 10 Carros Mais Feios e Esquisitos Já Fabricados

Fonte: Revista Auto Esporte

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

2 min
Autor