Os motores dos carros flex (etanol e gasolina) funcionam perfeitamente com os dois combustíveis, independente se forem misturados ou não.
Esta velha história de que o motor pode confundir o tipo de combustível se for utilizado etanol e gasolina ao mesmo tempo é besteira. Motores flex são projetados para justamente funcionarem com os os dois combustíveis, independente da proporção.
O motor possui revestimentos apropriados para resistir à corrosão causada tanto pelo etanol, quanto pela gasolina, desde que sejam combustíveis de boa qualidade. Não há como ele “se confundir” pois a queima é eletronicamente controlada e se adapta conforme a proporção da mistura.
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Por meio de um sensor no escapamento chamado Sonda Lambda, a central eletrônica identifica qual combustível está sendo queimado no motor através do teor de oxigênio presente nos gases do escapamento. Assim, ela ajusta automaticamente o motor para o combustível que vem do tanque, seja ele etanol ou gasolina.
Como dito anteriormente, os motores flex funcionam perfeitamente com os dois combustíveis, independentemente da proporção entre eles. Vale citar uma situação de mudança total entre os combustíveis. Caso o carro rode somente com etanol e após o tanque esvaziar ele for completado com gasolina, o motor precisa de um tempo para se adaptar.
Ou seja, após você mudar de etanol para gasolina, deixe o carro funcionando por certa de 10 a 15 minutos (pode ser dirigindo). Isso deve ser feito para que o sistema reconheça o outro combustível e evitar possíveis problemas ao dar a partida no carro, principalmente se o motor estiver frio.
Vale lembrar que devido a legislação brasileira, a gasolina vendida no país deve ter 27% de etanol em sua composição, o que reforça ainda mais a inexistência de problemas em abastecer com os dois combustíveis misturados.
Nós já escrevemos sobre as vantagens de se abastecer com combustível aditivado, e você pode conferir clicando aqui. Mas vamos falar de um modo geral.
Abastecendo apenas com etanol você confere um maior desempenho ao motor, porém aumenta seu consumo. No entanto, a queima dele é mais pura e não deixa tantos carboníferos no motor quando é feita a combustão. Ou seja, além de poluir menos, ele suja menos as partes mecânicas.
Caso opte abastecer apenas com gasolina, saiba que seu carro não ganhará mais potência no motor, mas seu consumo será menor em relação ao etanol.
Para você calcular e saber melhor qual combustível é mais vantajoso para o seu carro clique aqui.
Observe se o filtro de combustível do seu carro é de plástico ou alumínio, pois isso é importante para a saúde da mecânica do automóvel. O filtro feito desse metal pode causar uma reação química quando for utilizado com etanol, e isso pode danificar o sistema de combustível causando entupimentos. Por isso, em carros flex, opte pelo filtro de plástico.
Outra dica é sobre os reservatórios de partida a frio, presentes nos carros bi combustíveis: Utilize apenas gasolina aditivada no reservatório para facilitar a ignição do motor em dias mais frios. Também, complete o reservatório sempre que puder.
Inspiração: Autopapo
Analista de marketing e produtor de conteúdo.