Posso Usar Etanol e Gasolina ao Mesmo Tempo no Carro Flex?

Posso Usar Etanol e Gasolina ao Mesmo Tempo no Carro Flex?

Devido ao grande número de carros com motores flex, é comum encontrar vários “especialistas” nesse tipo de mecânica, e com isso, várias dicas erradas sobre qual combustível usar.

Posso Usar Etanol e Gasolina ao Mesmo Tempo no Carro Flex? 2
Muitos motoristas e técnicos mecânicos têm esta dúvida. Afinal, posso usar etanol e gasolina ao mesmo tempo no carro flex?
Posso usar etanol e gasolina ao mesmo tempo? | vwbr.com.br/imprensa

Muitos motoristas e técnicos mecânicos têm esta dúvida. Afinal, posso usar etanol e gasolina ao mesmo tempo no carro flex?

Os motores dos carros flex (etanol e gasolina) funcionam perfeitamente com os dois combustíveis, independente se forem misturados ou não.

Esta velha história de que o motor pode confundir o tipo de combustível se for utilizado etanol e gasolina ao mesmo tempo é besteira. Motores flex são projetados para justamente funcionarem com os os dois combustíveis, independente da proporção.

O motor possui revestimentos apropriados para resistir à corrosão causada tanto pelo etanol, quanto pela gasolina, desde que sejam combustíveis de boa qualidade. Não há como ele “se confundir” pois a queima é eletronicamente controlada e se adapta conforme a proporção da mistura.

Como é feito este controle?

Por meio de um sensor no escapamento chamado Sonda Lambda, a central eletrônica identifica qual combustível está sendo queimado no motor através do teor de oxigênio presente nos gases do escapamento. Assim, ela ajusta automaticamente o motor para o combustível que vem do tanque, seja ele etanol ou gasolina.

VEJA TAMBÉM:  Como Gerar a Sua CNH Digital? Agora é Fácil!

Tem uma proporção ideal para cada combustível no tanque?

Como dito anteriormente, os motores flex funcionam perfeitamente com os dois combustíveis, independentemente da proporção entre eles. Vale citar uma situação de mudança total entre os combustíveis. Caso o carro rode somente com etanol e após o tanque esvaziar ele for completado com gasolina, o motor precisa de um tempo para se adaptar.

Ou seja, após você mudar de etanol para gasolina, deixe o carro funcionando por certa de 10 a 15 minutos (pode ser dirigindo). Isso deve ser feito para que o sistema reconheça o outro combustível e evitar possíveis problemas ao dar a partida no carro, principalmente se o motor estiver frio.

Vale lembrar que devido a legislação brasileira, a gasolina vendida no país deve ter 27% de etanol em sua composição, o que reforça ainda mais a inexistência de problemas em abastecer com os dois combustíveis misturados.

Muitos motoristas e técnicos mecânicos têm esta dúvida. Afinal, posso usar etanol e gasolina ao mesmo tempo no carro flex?
Os motores flex funcionam perfeitamente com os dois combustíveis. | AdobeStock

Quais são as vantagens de se abastecer com um ou outro?

Nós já escrevemos sobre as vantagens de se abastecer com combustível aditivado, e você pode conferir clicando aqui. Mas vamos falar de um modo geral.

VEJA TAMBÉM:  5 Melhores Aplicativos Para Ajudar no Trânsito

Abastecendo apenas com etanol você confere um maior desempenho ao motor, porém aumenta seu consumo. No entanto, a queima dele é mais pura e não deixa tantos carboníferos no motor quando é feita a combustão. Ou seja, além de poluir menos, ele suja menos as partes mecânicas.

Caso opte abastecer apenas com gasolina, saiba que seu carro não ganhará mais potência no motor, mas seu consumo será menor em relação ao etanol.

Para você calcular e saber melhor qual combustível é mais vantajoso para o seu carro clique aqui.

Outras dicas para quem possui carro flex

Observe se o filtro de combustível do seu carro é de plástico ou alumínio, pois isso é importante para a saúde da mecânica do automóvel. O filtro feito desse metal pode causar uma reação química quando for utilizado com etanol, e isso pode danificar o sistema de combustível causando entupimentos. Por isso, em carros flex, opte pelo filtro de plástico.

Outra dica é sobre os reservatórios de partida a frio, presentes nos carros bi combustíveis: Utilize apenas gasolina aditivada no reservatório para facilitar a ignição do motor em dias mais frios. Também, complete o reservatório sempre que puder. 

Inspiração: Autopapo

Eduardo Angelo

Por Eduardo Angelo

4 min
Autor